Publicado há 3 semanas • 3 min de leitura

Lar Center Inspiração: especial varandas

Otimizar os ambientes é o grande desafio para apartamentos com metragem cada vez mais preciosa. Vale criar espaços multifuncionais ou abusar da criatividade para delimitar as áreas em um mesmo cômodo. E no caso das varandas, as possibilidades vão além: tudo o que você criar ali terá o toque especial proporcionado pela vista para a área externa.

Seja para ampliar algum ambiente ou para criar um recanto de sossego, você pode criar ambientes pra lá de criativos – sem precisar se restringir à onda do terraço gourmet.

É preciso, no entanto, levar alguns pontos em consideração para aproveitar o espaço ao máximo. Confira algumas dicas.

Espaço extra. Apartamento pequeno? Aproveite a varanda para ampliar a sala. Antes de sair quebrando as paredes, porém, fique atento quanto à incidência do sol: sem a varanda, pode ser que ele entre diretamente na sala, o que fazer com que o ambiente vire uma filial do deserto do Saara. Mas não precisa desistir do sonho de suplicar o living: invista em vidros com tratamento térmico para fechar a varanda.

A chaise Durini Corda, disponível na Breton, vai roubar a cena na sua varanda – e fazer você esquecer a vida.

Modo escritório. O novo normal é ter um cantinho para trabalhar dentro de casa – mesmo que não seja todos os dias. E fazer isso com perto de uma bela janela deixa o trabalho até mais produtivo. Aqui, pense na iluminação: para trabalhar, o ideal é que a maior fonte de luz (no caso, o sol) esteja na lateral, ou você corre o risco de ter a tela do computador o tempo inteiro ofuscada. Um bom projeto de iluminação vai te poupar de dores de cabeça – afinal, a luz natural vai variando ao longo do dia. E acredite: uma persiana fará toda a diferença para dosar a entrada de iluminação.

As persianas da Hunter Douglas, ajudam a delimitar os ambientes, controlam a entrada de luminosidade e ainda são puro charme.

Pra ver a banda passar. A vista para a área externa pode ser um verdadeiro convite à contemplação. Então por que não transformar a varanda em um refúgio de paz e tranquilidade? Uma rede bem preguiçosa ou uma gostosa cadeira e algumas plantas podem criar o clima de sossego de que sua casa precisa. Você pode complementar a ideia com um deck de madeira, típico de áreas externas.

Para o deck, você pode fazer um projeto personalizado ou utilizar módulos, como esse disponível na Leroy Merlin, de 50 cm x 50 cm.

Resistente ao tempo. Se o espaço for aberto ou se receber muita luz direta, opte por móveis criados especificamente para áreas externas, que são mais resistentes, impermeáveis e fáceis de limpar. Assim, você não precisa se preocupar em colocar tudo para dentro sempre que chover – ou ter os tecidos desbotados por ficarem sempre no sol. O mesmo vale para as plantas: dê preferência para espécies que se dão melhor com bastante incidência de sol e resistentes a vento.

Refúgio verde. Se seu sonho é ter um jardim, mas o tamanho do apartamento o impede, não tem problema. É possível criar uma versão vertical na própria varanda. Uma grade de madeira ou de metal já te ajuda a pendurar vasos, além de ser um ótimo suporte para espécies trepadeiras. Você também pode utilizar bolsões para montar um minijardim vertical. Caso não queira concentrar as plantas em uma única parede, uma ótima solução é pendurá-las em cantos estratégicos. Para isso, vasos suspensos são um clássico, mas você pode ir além, com terrários (aqueles arranjos feitos com potes de vidro, geralmente montados como miniespécies), suportes de macramê ou mesmo kokedamas (uma charmosa técnica na qual você cria uma planta em uma bolota de terra e a deixa pendurada).

Criado pela arquiteta e paisagista Mari Polesi para a Art Ville, esse ambiente usa plantas e materiais naturais para criar um refúgio natural dentro de casa.

  • Compartilhe:

Acontece no Lar Center

Clássico ...

40 visualizações | 2 min de leitura

Dentro da ...

69 visualizações | 3 min de leitura

Decorar o banheiro é ...

77 visualizações | 3 min de leitura

Receba nossas novidades no seu e-mail.