Publicado há 1 mês • 3 min de leitura

Lar Center Inspiração: especial plantas

Terra à vista

Seja para dar um tempo em tanto concreto, seja para deixar o ambiente mais aconchegante, as plantas são ótimas apostas. Das mais discretas às mais exuberantes, elas são um ornamento natural para a sua decoração – e raramente destoam do conceito criado para o ambiente.

No entanto, a planta é um ser vivo e requer certos cuidados que precisam ser compatíveis com o espaço e com o estilo de vida do dono – e acredite: ela vai deixar bem claro se estiver descontente com as suas escolhas. Não adianta comprar aquele fícus-lirata maravilhoso presente em nove entre dez lojas de jardinagem se você não tiver uma janela ou varanda para colocá-lo perto. Já a costela-de-adão, queridinha entre os hipsters e santa ceciliers do chão de taco, certamente vai reclamar do excesso de sol.

Preparamos algumas dicas bastante práticas para te ajudar nessa decisão.

O fícus-lirata atinge proporções majestosas e rouba a cena em qualquer ambiente.

PENSE NA SUA ROTINA. Tem planta que precisa de regas bastante frequentes. Já outras se contentam com um pouquinho de água a cada quinzena. Existem plantas que crescem feito gremlins e exigem poda para se manter apresentáveis. E tem aquelas que, enquanto não houver algo de errado, ficam lá quietinhas no canto delas. Você é distraído ou tem uma rotina cheia de compromissos? Considere isso para não carregar a culpa de ser um pai de planta relapso!

Algumas plantas de baixa manutenção: begônia, cacto, clorofito, costela-de-adão, cróton, dracena, espada-se-são-jorge, hibisco, jiboia, pata-de-elefante, samambaia, suculentas em geral, violeta, zamioculca.

Esse é o cacto-maracatu. As suculentas de forma geral (das quais os cactos fazem parte) são extremamente versáteis.

BEM NA FOTO (FOTOSSÍNTESE, NO CASO). Os nutrientes com os quais as plantas se alimentam vêm da água e da terra, mas também vêm do sol! Nesse sentido, as plantas de sombra têm um apetite bem baixo e vão muito bem num ambiente fechado e pouco iluminado. Já as de iluminação direta gostam mesmo é de colocar a cara no sol o dia todo. A confusão fica por conta das plantas de meia sombra, que exigem um meio termo: umas quatro horas diárias de iluminação direta são o bastante. E cuidado: muita gente acha que o ambiente receber muito calor significa que ele é muito iluminado. Nada disso: o que vale nessa conta é a incidência direta do sol.

Algumas plantas de sombra: aglaonema, avenca, fitônia, lírio-da-paz, maranta, pacová, dracena-pleomele, ráfis, sigônio e zamioculca.

Um clássico moderno, a zamioculca é fácil de cuidar e vai muito bem em ambientes fechados.

Algumas plantas de meia sombra: areca-bambu, aspargo-rabo-de-raposa, bromélias, columeias, dracena-rubra, espada-de-são-jorge, filodendro, hera, maria-sem-vergonha e suculentas.

Algumas plantas de sol pleno: babosa, barba-de-serpente, primavera, cica, iresine, iuca, ixoras, jabuticabeira e lantana.

A palmeira cica tem forma exuberante e gosta de bastante sol. É ideal para varandas, jardins e quintais.

HARMONIA ENTRE AS ESPÉCIES. Os bichos costumam ser bastante curiosos quando encontram plantas – aliás, quando encontram qualquer coisa. Mas algumas espécies são tóxicas para os animais! E nem é culpa delas: imagine a dificuldade para se defender de toda uma fauna enfurecida estando com raízes presas ao solo. Só com veneno mesmo! Então se você tiver gato, cachorro, papagaio, periquito, porquinho-da-índia ou mesmo uma coruja-das-neves, leve isso em consideração! E caso seu animalzinho passe mal após mordiscar alguma planta, leve-o ao veterinário junto com um ramo do vegetal para mostrar ao especialista.

Algumas plantas que requerem cuidados com animais: antúrio, arruda, avelós, bico-de-papagaio, comigo-ninguém-pode, copo-de-leite, coroa-de-cristo, espada-de-são-jorge, giesta, mamona e trombeteira.

Observação: as sugestões de plantas das fotos estão disponíveis na Leroy Merlin.


  • Compartilhe:

Acontece no Lar Center

Lar Center Inspiração: abra espaço para ...
47 visualizações | 4 min de leitura
Virada Sustentável 2020 – Lar Center
34 visualizações | 1 min de leitura
Lar Center Inspiração: Uma dinâmica botâ...
25 visualizações | 3 min de leitura

Receba nossas novidades no seu e-mail.