Publicado há 4 semanas • 4 min de leitura

Lar Center Inspiração: cozinhas e design

Note e anote
Não é de hoje que a cozinha desperta um fascínio irresistível nas pessoas. Da saudosa e simpática Ofélia aos carrascos do Master Chef, a TV sempre teve celebridades que fizeram fama com a barriga no fogão – e tinham cozinhas de fazer inveja a qualquer decorador. Se você é um aspirante a mestre-cuca ou apenas um apenas veste o avental de vez em quando para impressionar as visitas, aqui vão algumas dicas para deixar a sua cozinha digna de cenário de programa de culinária. O menu fica por sua conta, mas esse certamente será o ambiente mais gostoso da casa!

Superfícies e acabamentos
Hoje em dia, há revestimentos para todos os gostos, com formatos, padronagens e texturas dos mais complexos. São de encher os olhos – mas podem não ser muito práticos em alguns pontos da cozinha. Tenha em mente que os arredores do fogão costumam acumular gordura e podem ser difíceis de limpar. Para a bancada, vale um raciocínio semelhante: algumas pedras são mais porosas e costumam manchar quando molhadas – o que, na cozinha, ocorre o tempo inteiro. Nesses dois pontos, priorize a praticidade em vez do visual. No restante, imprima seu estilo sem medo de ser feliz.

Nesse ambiente proposto pela Val Center Planejados, a cozinha tem total integração com a sala de jantar e a sala de estar, além de aproveitar muito bem o espaço com itens embutidos.

Menu light
Na cozinha, iluminação nunca é demais. Imagine que você estará o tempo inteiro medindo coisas e manuseando itens potencialmente perigosos, como facas ou panelas quentes. Ou seja: é bom poder enxergar bem. Se o ambiente tiver apenas um ponto de luz e sua bancada ficar perto da parede, você corre o risco de ficar o tempo inteiro fazendo sombra em cima da comida. Vale adicionar novos pontos de iluminação ou mesmo instalar luzes embutidas nos armários.

Inclua a ergonomia no projeto
A bancada pode ser uma fonte de dor de cabeça – ou de pescoço! Ao ficar muito tempo de pé e olhando para baixo, a cervical e os ombros podem não ficar muito contentes. Resolva isso já no projeto, com móveis pensados para a sua altura – ou de quem for utilizar o cômodo com mais frequência.

Um bom planejamento é fundamental para otimizar espaços menores, como nessa cozinha sugerida pela Italínea, que cria compartimentos na mesa e aproveita parte da sala de estar.

Estilo x limpeza
Existe o mito de que revestimentos de cores claras sujam mais. Balela: eles sujam o mesmo tanto – mas, sim, tudo fica mais visível neles. Ao optar por cores escuras, porém, você corre o risco de simplesmente disfarçar a sujeira – o que, vamos combinar, não combina nada com o lugar onde você prepara os alimentos.

Com cara de bar de balada, essa cozinha proposta pela Biblos Planejados será uma atração à parte para as suas visitas.

Casa do futuro
Você pode não ter espaço o suficiente para acomodar todos os eletrodomésticos, uma bancada ampla e ainda sobrar área para circular tranquilamente. Então vale otimizar: em vez de um fogão convencional, um cooktop acaba sendo uma continuação da bancada, que pode ter o forno e até a lava-louças embutidos. Dependendo do projeto, você pode deixar esses equipamentos escondidos, e acioná-los apenas quando necessário – e até com comandos motorizados!

Com design italiano, o cooktop cristal a gás da CrissAir se integra facilmente a qualquer bancada e está disponível em diferentes tamanhos.

Inspiração estrangeira
Uma maneira de otimizar o espaço já bastante conhecida pelos brasileiros é a chamada cozinha americana: em vez de fechado, esse cômodo é delimitado por uma bancada, que faz ligação com a sala de jantar ou sala de estar. Assim, você ganha espaço para preparar os alimentos ou mesmo para refeições mais rápidas – e ainda consegue posicionar a câmera se quiser dar uma de youtuber gourmet.

Nesse ambiente proposto pela Val Center Planejados, a cozinha tem total integração com a sala de jantar e a sala de estar, além de aproveitar muito bem o espaço com itens embutidos.

Tudo no planejamento
Ao pensar em decoração, você logo pensa em móveis, certo? No caso da cozinha, porém, tão importante quanto eles são os eletrodomésticos. Então leve em conta qual será o tamanho dos itens de que você vai precisar, como geladeira e fogão, para não correr o risco de não caber – ou de ter que comprar um menor.

A UD House tem toda uma linha com acessórios embutidos, que deixam as superfícies da sua cozinha muito mais funcionais e sem perder a elegância.

  • Compartilhe:

Acontece no Lar Center

Clássico ...

41 visualizações | 2 min de leitura

Dentro da ...

69 visualizações | 3 min de leitura

Decorar o banheiro é ...

77 visualizações | 3 min de leitura

Receba nossas novidades no seu e-mail.