Publicado há 3 semanas • 2 min de leituramin reading

Dicas Lar Center: Casas sustentáveis

No dia 05 de junho comemora-se o Dia do Meio Ambiente. O Lar Center tem a sustentabilidade como um dos pilares de sua atuação. Por isso, preparamos algumas dicas do que é preciso para construir ou transformar a sua casa em um lar sustentável. Confira!

Casas sustentáveis são aquelas que são planejadas e construídas de forma a agredir minimamente o meio ambiente. O conceito integra uma série de ideias que vão desde construções bioclimáticas e arquitetura sustentável até a melhor aplicação de técnicas e processos de baixo consumo energético na estrutura, materiais reaproveitados e ingredientes que acarretam impacto reduzido na natureza.

Telhado verde

Esta técnica consiste essencialmente na impermeabilização da cobertura da casa para, depois, receber solo fértil e vegetação, criando um jardim suspenso sobre a habitação, o que possibilita a redução térmica no interior da moradia. A composição desse tipo de telhado é dividida em 6 camadas, primeiramente a laje que precisa ser pensada para suportar a carga da vegetação, seguida da impermeabilização que normalmente é feita usando uma manta asfáltica.

Captação de Águas Pluviais

A água da chuva pode ser reutilizada de várias maneiras, porém, é importante separar a água pluvial da água potável encanada, a rede exclusiva deve ter destinos certos, como jardins ou vasos sanitários. Essa água também pode ser destinada a limpeza – como nas descargas de vasos sanitários – ou limpezas de objetos, como automóveis e roupas e áreas da casa.

Captação de luz solar

O método ambientalmente correto é o que emprega placas especiais para captar energia solar: os painéis fotovoltaicos. Os painéis solares que ficam sobre o telhado reagem com a luz do sol e, a partir de um inversor solar, converte a energia solar em energia elétrica. Essa energia vai para o quadro de luz e então é distribuída para a casa.

Ventilação natural

A economia na casa ecológica também permanece quando se fala na circulação de ar em seus espaços internos, de maneira que se privilegie o arejamento acomodado pelas movimentações naturais do vento no local. Isso reduz bastante o uso de ventiladores e aparelhos de ar-condicionado.


  • Compartilhe:

Acontece no Lar Center

It happens at Lar Center

Dicas Lar Center: organização e estilo em ...
35 visualizaçõesViews | 1 min de leituramin reading
Dicas Lar Center: Banheiros para renovar as energias ...
47 visualizaçõesViews | 2 min de leituramin reading
Aniversário de 34 anos do Lar Center
83 visualizaçõesViews | 1 min de leituramin reading
Dicas Lar Center: Decoração em amarelo – ousado ...
58 visualizaçõesViews | 1 min de leituramin reading

Conheça a Cidade Center Norte

Receba nossas novidades no seu e-mail.