Publicado há 1 mês • 3 min de leitura

Lar Center Inspiração: espaços pequenos

Dentro da caixinha. Apartamentos compactos são um caminho sem volta. Porém, conforme a metragem diminui, aumentam as saídas criativas para aproveitar o espaço da melhor maneira possível – afinal, às vezes é no meio das adversidades que temos as nossas melhores ideias, não é? Confira algumas dicas a seguir.

Paleta suave. O jeito mais fácil de fazer o ambiente parecer maior sem quebradeira é por meio das cores. Tonalidades mais claras proporcionam sensação de amplitude. Um truque interessante para fazer o local parecer mais comprido é escolher uma cor mais escura para o teto. Se fizer questão de cores mais vibrantes, opte por usá-las nos objetos, mas com moderação. Espelhos também são grandes aliados: dependendo do tamanho, dão a impressão de duplicar o espaço.

Neste ambiente projetado pela Biblos, o aparador na frente da cama faz as vezes de penteadeira ou mesmo escrivaninha para o home office.

Haja luz. A claridade vai te ajudar a eliminar a sensação de confinamento. Se a iluminação for natural, melhor ainda. Mas se você não conseguir instalar uma janela ampla, não tem problema. Evite ter um único ponto de luz centralizado: o melhor é aumentar o número de pontos, principalmente se forem com iluminação indireta – aquela luz apontada para as paredes em vez de ficarem diretamente no ambiente.

Dois em um. Os móveis com dupla função ajudam a poupar um espaço precioso. A cama com box-baú e o sofá-cama são clássicos nesse quesito, mas existem outras oportunidades, com pufes com compartimento para guardar objetos, mesas dobráveis e eletrodomésticos embutidos, que ficam escondidos dentro dos móveis. Até na mesa de jantar dá para economizar espaço, com o canto alemão – cujos bancos também podem servir de armário.

Neste quarto da Biblos, a estante faz a separação entre os ambientes, sem que haja uma parede.

Subindo pelas paredes. Se o espaço horizontal é limitado, o jeito é aproveitar a vertical. Nichos e prateleiras aumentam suas opções para guardar objetos, e você também pode optar por armários aéreos. Mas tome cuidado: os compartimentos suspensos deixarão o teto mais baixo – e podem transmitir uma sensação de confinamento. Ou seja: aprecie esse truque com moderação.

A Edy Planejados projetou um cantinho para o home office de um jeito criativo: a delimitação do espaço é feita com nichos embaixo da escrivaninha, ideais para pequenos itens de escritório.

Limpe sua mente. O maior desafio talvez seja encontrar espaço para tudo. E temos um agravante: em locais muito apertados, qualquer coisinha fora do lugar faz parecer uma bagunça sem fim. Com planejamento e criatividade, você certamente vai encontrar espaço para tudo, mas corre o risco de a casa ficar atulhada de coisas – mesmo que tudo esteja arrumadinho. Aqui, vale refletir sobre a real necessidade de manter uma série de itens. Possivelmente, você vai descobrir que vive muito bem sem tantas coisas – e ainda vai praticar a arte do desapego.

A DMarco otimizou o espaço criando um beliche embutida em uma estante e com direito a gaveteiro. A parede também foi aproveitada com um conjunto de nichos sobre a escrivaninha.

Sem barreiras. Eliminar algumas paredes certamente trará mais espaço – e nem por isso você precisa ter um apartamento com um grande cômodo. Para delimitar onde começa um ambiente e onde termina o outro, existem algumas saídas criativas. As mais simples: use belo tapete para arrematar o visual da sua sala e, de quebra, deixar claro até onde ela vai. Você também pode apostar em cores diferentes ou mesmo alternar pisos. Um pouquinho mais complexas: crie divisórias. Pode ser uma estante, uma bancada, uma mureta de cobogós ou mesmo um biombo cheio de charme.

No projeto da Valcenter, a sala de estar até é espaçosa, mas note que o ambiente é aberto, delimitado apenas pela posição dos móveis, o que ajuda na sensação de amplitude.

  • Compartilhe:

Acontece no Lar Center

Black Friday no Lar Center
2897 visualizações | 1 min de leitura
Lar Center Inspiração: escolha o tapete ideal
161 visualizações | 2 min de leitura
Mostra Lar Center: A Vida é o Presente
637 visualizações | 2 min de leitura

Conheça a Cidade Center Norte

Receba nossas novidades no seu e-mail.