Publicado há 5 meses • 3 min de leitura

Lar Center Inspiração: cores e mais cores na sua decoração

A cor é um elemento fundamental para a composição do ambiente, capaz de valorizar os itens da decoração e criar efeitos bem interessantes. Mesmo que você não mude nada de lugar, uma nova cor nas paredes faz parecer que você em uma casa nova. Com tanto poder assim, é normal que pinte uma dúvida na hora escolher a tonalidade ideal para cada espaço. Por conta disso, preparamos algumas dicas especiais.

Use a tecnologia a seu favor. As principais marcas de tinta oferecem aplicativos nos quais é possível simular as cores do ambiente. Basta enviar uma foto e soltar a imaginação. Você também pode ter um gostinho da nova cor na prática (afinal, as variações de iluminação ao longo do dia não aparecem nas fotos): algumas marcas têm embalagens pequenininhas, pensadas especialmente para você pintar amostras sem precisar gastar com um galão completo.

Alguns elementos da decoração, como as almofadas e a manta, se comunicam com o tom da parede. O contraste entre o verde das plantas e o amarelo do ambiente também cria um efeito charmoso.

Paleta de sensações. Cores claras e neutras costumam dominar as paredes. Não que você esteja proibido de ousar e apostar numa tonalidade mais marcante, mas vá com calma. Afinal, as cores influenciam no clima do ambiente. Tonalidades quentes transmitem mais energia – e podem até elevar a temperatura. Já as cores mais frias são ideais para relaxar. E há ainda os tons mais neutros, que favorecem a concentração. Além disso, existe a questão espacial: as tonalidades mais escuras podem dar a impressão de confinamento, enquanto as claras expandem o ambiente. Um corredor, por exemplo, pode parecer mais longo se você pintar as paredes maiores com cores claras, enquanto as menores ficam com tons escuros.

O tom terroso remete à natureza e se comunica com o chão de madeira e com as plantas. Porém, os demais elementos são mais neutros, para que o ambiente não fique carregado.

Escolha um ponto focal. Separe uma parede para ousar enquanto as outras ficam mais neutras. Assim, você não deixa o espaço sobrecarregado com um tom muito marcante. Você também pode arrematar a composição com os objetos do ambiente – e eles nem precisam ser da mesma cor: experimente fazer efeitos de tom sobre tom ou mesmo trabalhar com contrastes.

Em vez de roubar a atenção, o vermelho aqui é usado de maneira estratégica e destaca todos os elementos próximos.

Primeiro plano. A parede também pode ser promovida a protagonista do ambiente: em vez de ficar toda com uma cor só, você pode brincar com diferentes tonalidades. Pode ser meia parede de cada cor ou ousar ainda mais, com faixas, formas geométricas ou grafismos. Para essa tarefa, a fita crepe será a sua melhor amiga. E pense na composição: seja com cores semelhantes, seja com contrastes, procure manter uma coerência na escolha das tonalidades – afinal, quanto maior a ousadia, maior é o risco de errar a mão.

Aqui, a parede azul ajuda a compor um tom sobre tom com o sofá e os quadros: as diferentes nuances criam um efeito harmonioso.

A parte chata. Não tem jeito: pintar suja. Então o jeito é se preparar para que haja o mínimo possível de transtorno. Antes de colorir as paredes, é preciso deixá-las limpas e lixadas – ou seja: esteja preparado para o pó. Se quiser evitar respingos (que são bem difíceis, senão impossíveis, de limpar), hoje em dia existem variedades mais cremosas de tinta, que não espirram conforme você passa o rolinho. E se houver irregularidades na parede, como rachaduras, furos, umidade ou infiltração, conserte antes – ou sua pintura logo ficará comprometida bem rapidamente. Na dúvida, chame um profissional qualificado

O verde intenso reina majestoso nesse ambiente e combina perfeitamente com os móveis de madeira – que, com outra cor, ficariam bem apagadinhos.

Gostou das dicas e ficou com vontade de trazer mais cor na sua decoração? Na Leroy Merlin do Lar Center você encontra várias opções de tintas e texturas.


  • Compartilhe:

Acontece no Lar Center

Decoração de lavabo: O pequeno espaço ...
50 visualizações | 2 min de leitura
Dicas Lar Center: mesa de jantar ideal
73 visualizações | 2 min de leitura
Expo Revestir 2021: confira como foi o evento
122 visualizações | 3 min de leitura

Conheça a Cidade Center Norte

Receba nossas novidades no seu e-mail.