Publicado há 2 meses • 2 min de leitura

Rhythm and blues – Inspiração Azul

A cor da vastidão do céu e do mar é curiosamente pouquíssimo encontrada na natureza. Talvez por isso, despertou paixões ao longo da história. Sua raridade motivou navegantes a atravessarem o mundo em busca do lápis-lazúli, pedra esfarelenta usada para fazer tintas na Idade Média. Esse fato, inclusive, até batizou a tonalidade azul ultramar, por ser algo vindo lá do outro lado do oceano. De tão precioso, era aplicado na medida certa em pinturas, geralmente no manto suntuoso dos reis, e hoje virou até nome de princesa, a pequena Blue Ivy Carter, filha de outro tipo de rainha, a Beyoncé.

O azul pode ter perdido a conotação sobrenatural, mas jamais deixou de causar encantamento. Pudera: essa é uma cor que é pura harmonia, capaz de transmitir calma e tranquilidade em qualquer ambiente. E seus tons mais escuros remetem à sobriedade sem deixar um aspecto sombrio.

Um clássico absoluto – que, aliás, segue com a bola toda: a Pantone elegeu o classic blue, um tom mais fechado e atemporal, como a cor para representar esse 2020 cheio de mistérios.

Na decoração, ele representa um mundo de possibilidades. Uma cor tão profunda pode trazer uma série de desafios, mas você pode pensar na versatilidade de diferentes tonalidades – inclusive, o tom sobre tom é justamente uma ideia em alta e gera um efeito quase hipnótico.

Nos tons mais pastéis, o azul é extremamente versátil: forma combinações das mais delicadas, como as paletas de quartos infantis; compõe o romantismo provençal das estampas florais liberty; e chega à desconstrução contemporânea em um par mais-que-perfeito com o rosa millennial.

O azul com fundo branco fez escola e virou tradição nos azulejos portugueses e, em materiais mais orgânicos, como a madeira, cria um interessante paradoxo: um toque moderno e marcante a elementos vintage, ainda mais se vier acompanhado de rococós barrocos ou das curvas sinuosas de uma bela cômoda bombê. Seja para harmonizar, seja para criar contrastes, uma coisa é certa: o azul na decoração jamais passa batido.

Confira a seguir algumas inspirações de móveis em tons de azul para você utilizar na decoração de seus ambientes. Todas opções você encontra na Liquidação Já Pro Lar Center. Confira aqui.


  • Compartilhe:

Acontece no Lar Center

Lar Center Inspiração: abra espaço para ...
47 visualizações | 4 min de leitura
Virada Sustentável 2020 – Lar Center
34 visualizações | 1 min de leitura
Lar Center Inspiração: Uma dinâmica botâ...
25 visualizações | 3 min de leitura

Receba nossas novidades no seu e-mail.