Publicado há 4 semanas • 2 min de leitura

Quer ajudar? Doe sangue, faça supermercado, apoie famílias.

Existem muitas formas de ajudar quem precisa durante esse período de combate à pandemia de coronavírus. Conheça algumas delas.

O isolamento social é necessário para o combate ao novo coronavírus. No entanto, não sair de casa é um desafio para as parcelas mais vulneráveis da população. Se você está ciente disso e quer fazer sua parte para contribuir com a sociedade, nosso blog traz algumas ideias que podem fazer toda a diferença para quem precisa.

Doe sangue

A pandemia atingiu em cheio os estoques dos bancos de sangue do mundo inteiro. Não foi diferente em São Paulo.  O isolamento social fez com que muito menos gente se disponibilizasse para doar sangue. A Fundação Pró-Sangue, a instituição pública responsável pelo abastecimento de sangue dos hospitais da Grande São Paulo, tomou diversas medidas para proteger o doador. Entre elas, a doação agendada, com hora marcada, a mudança na disposição das cadeiras na sala de espera, além da disponibilidade de álcool gel em todos os cômodos de todas as unidades onde o serviço é realizado.

Para ser doador, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e levar um documento original com foto. Recomenda-se evitar alimentos gordurosos quatro horas antes da doação. E também bebidas alcóolicas, doze horas antes. Pessoas com gripe ou resfriado devem esperar sete dias após a completa recuperação para doar.

A doação pode ser agendada no site da Fundação Pró-Sangue.

Compras para idosos

A população idosa está entre as que mais corre risco de complicações de saúde e morte em caso de contaminação pela covid-19. Por isso, muitas pessoas de prédios e condomínios estão se organizando para ir ao supermercado, farmácia e fazer as demais compras necessárias para os idosos que precisam. Uma gentileza que faz toda a diferença para os mais velhos.

Famílias que se ajudam

Você e sua família podem ajudar outras famílias que estão em dificuldade nesse momento. Para isso, existem várias plataformas que estão fazendo a ponte entre quem pode ajudar e quem precisa. Entre elas o Movimento #FamíliaApoiaFamília clique aqui para conhecer. Trata-se de uma plataforma aberta que convoca grupos familiares a doar e se cuidar nesse momento tão delicado e que tem o apoio do Instituto Center Norte. O movimento conecta diretamente quem quer ajudar com as ONGs que precisam de apoio para levar insumos básicos às famílias desamparadas. 

Dica do Blog

Que tal ajudar quem mora perto de você? Informe-se nas associações de bairros sobre as necessidades e os mutirões que estão sendo realizados neste momento. Ajudar pode ser mais simples – e muito mais importante – do que você imagina.


  • Compartilhe:

Acontece no Lar Center

Como decorar com quadros?
27 visualizações | 1 min de leitura
Um tapete faz a diferença no ambiente!
104 visualizações | 2 min de leitura
Mesa decorada para alegrar suas refeições
84 visualizações | 2 min de leitura

Receba nossas novidades no seu e-mail.