Existem muitas formas de ajudar quem precisa durante esse período de combate à pandemia de coronavírus. Conheça algumas delas.
O isolamento social é necessário para o combate ao novo coronavírus. No entanto, não sair de casa é um desafio para as parcelas mais vulneráveis da população. Se você está ciente disso e quer fazer sua parte para contribuir com a sociedade, nosso blog traz algumas ideias que podem fazer toda a diferença para quem precisa.
Doe sangue
A pandemia atingiu em cheio os estoques dos bancos de sangue do mundo inteiro. Não foi diferente em São Paulo. O isolamento social fez com que muito menos gente se disponibilizasse para doar sangue. A Fundação Pró-Sangue, a instituição pública responsável pelo abastecimento de sangue dos hospitais da Grande São Paulo, tomou diversas medidas para proteger o doador. Entre elas, a doação agendada, com hora marcada, a mudança na disposição das cadeiras na sala de espera, além da disponibilidade de álcool gel em todos os cômodos de todas as unidades onde o serviço é realizado.
Para ser doador, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e levar um documento original com foto. Recomenda-se evitar alimentos gordurosos quatro horas antes da doação. E também bebidas alcóolicas, doze horas antes. Pessoas com gripe ou resfriado devem esperar sete dias após a completa recuperação para doar.
A doação pode ser agendada no site da Fundação Pró-Sangue.
Compras para idosos
A população idosa está entre as que mais corre risco de complicações de saúde e morte em caso de contaminação pela covid-19. Por isso, muitas pessoas de prédios e condomínios estão se organizando para ir ao supermercado, farmácia e fazer as demais compras necessárias para os idosos que precisam. Uma gentileza que faz toda a diferença para os mais velhos.
Famílias que se ajudam
Você e sua família podem ajudar outras famílias que estão em dificuldade nesse momento. Para isso, existem várias plataformas que estão fazendo a ponte entre quem pode ajudar e quem precisa. Entre elas o Movimento #FamíliaApoiaFamília clique aqui para conhecer. Trata-se de uma plataforma aberta que convoca grupos familiares a doar e se cuidar nesse momento tão delicado e que tem o apoio do Instituto Center Norte. O movimento conecta diretamente quem quer ajudar com as ONGs que precisam de apoio para levar insumos básicos às famílias desamparadas.
Que tal ajudar quem mora perto de você? Informe-se nas associações de bairros sobre as necessidades e os mutirões que estão sendo realizados neste momento. Ajudar pode ser mais simples – e muito mais importante – do que você imagina.