Publicado há 2 meses • 2 min de leitura

Lar Center Inspiração: design para uma casa refrescante

Temperatura máxima

Vem chegando o verão, um calor no coração – e em todo o resto do corpo! A estação é propícia para um passeio na praia ou para uma tarde de bobeira à beira da piscina, mas pode não ser muito agradável passar os próximos três meses derretendo dentro de casa. Para quem não quer sobrecarregar o ar-condicionado – e a conta de energia elétrica –, existem alguns truques que, se não mandam o calorão para longe, pelo menos deixam os ambientes mais agradáveis. Confira algumas dicas.

Cores muito intensas retêm mais luz – e calor! Para refrescar o ambiente, aposte em tonalidades mais claras, sobretudo as mais neutras ou frias. Além de evitar o calorão, elas deixarão o ambiente muito mais alegre e condizente com o clima do verão.

Um sofazão de couro, um tapete felpudo, uma cortina de veludo são as coisas mais lindas e confortáveis. Mas esquentam bastante! Tecidos como algodão, linho, cetim e percal são mais frescos e com toque mais suave – e podem ser grandes aliados para aliviar o calor do ambiente.

Com estampa floral delicada e cores suaves, esse papel de parede é clarinho e ajuda a levar o clima de verão para dentro de casa.

O ar-condicionado pode até garantir o conforto térmico, mas a ventilação natural deixa o ambiente mais agradável. Para otimizar a circulação do ar, aposte na chamada ventilação cruzada: ao ter janelas abertas em paredes opostas, o ar entra por uma e sai por outra, mantendo o ambiente sempre arejado.

Os tapetes da linha New Bouclé, disponíveis na Carpetão, remetem às peças naturais produzidas por artesãos, mas contam com a praticidade dos materiais sintéticos.

A iluminação natural pode não ser a coisa mais refrescante do mundo, mas deixa o ambiente bastante agradável – e as cortinas ajudam se forem de tecidos leves. No lado oposto, tecidos pesados podem deixar o lugar carregado, o que dá a impressão de ser mais quente. Você também pode optar por materiais que conseguem bloquear o calor.

Essa cortina rolô tela solar com xales em gaze de linho, disponível na Casa Vitta, proporciona leveza ao ambiente e tem tudo a ver com o clima quente.

As plantas transpiram, fazem fotossíntese. Levar a natureza para dentro de casa é uma ótima maneira de deixar o ambiente mais fresco. E algumas espécies, como a espada-de-São-Jorge, ainda têm a incrível capacidade de purificar o ar. Sem contar que plantas e flores deixam tudo mais alegre, não é mesmo?

O jardim vertical é uma ótima maneira de criar um cantinho verde dentro de casa para quem não tem muito espaço. A samambaia holandesa, uma das espécies que compõem esse ambiente, e a treliça para posicionar os vasos estão disponíveis na Leroy Merlin.

  • Compartilhe:

Acontece no Lar Center

Liquidação Já Pro Lar Center 2021
10388 visualizações | 1 min de leitura
Lar Center Inspiração: Pantone 2021 na decoração
429 visualizações | 2 min de leitura
Lar Center Inspiração: decoração no clima ...
430 visualizações | 2 min de leitura

Conheça a Cidade Center Norte

Receba nossas novidades no seu e-mail.