Ano novo, decor nova
03 de Janeiro de 2017
Nove tendências de decoração para 2017
Eis que 2017 chegou, as festas passaram e as coisas vão voltando ao ritmo habitual. Nem todas, é verdade: os estudantes ainda têm uma pausa e, para muitos, o ano só deslancha mesmo depois do Carnaval. Mas, seja qual for a sua rotina, este é o melhor momento do ano para renovar os ares. Que tal começar de dentro de casa? Aproveite as novas coleções das principais lojas para aplicar ideias interessantes e deixar que o ambiente tenha ainda mais a sua cara. A equipe do Lar Center Inspira pesquisou algumas das principais tendências de decoração para 2017 – e não são palpites de qualquer um: estamos falando de publicações das mais estreladas, como Vogue, Elle e Wall Street Journal. Inspire-se nessas propostas e renove seus ambientes!

DESIGN INDUSTRIAL
Esta dica vem primeiro, pois serve de base para outras a seguir. A rusticidade campestre, tão presente na decoração, não fica menos nostálgica quando ganha um toque urbano. A ideia aqui é utilizar elementos que mimetizem uma fábrica desativada. Um banco metálico, com parafusos à mostra; uma luminária pendente sobre a mesa do jantar, dessas com o fio preso lá no teto; metal oxidado, tijolos, cimento queimado, madeira de demolição... vários elementos ajudam a compor este clima à la “Metrópolis” e “Blade Runner”. Uma parede de lousa também deixa o ambiente bem simpático.

BRONZE
Depois da hegemonia do dourado e do prateado, chegou-se a pensar que a textura metálica estava com os dias contados. Ledo engano. O bronze está aqui para provar o contrário. Embora seja mais discreto por conta da tonalidade mais escura, ele não deixa de ter a mesma elegância ou até mais! Experimente nos acabamentos, nas estruturas de mesas e cadeiras ou em itens meramente decorativos. Uma cúpula de luminária acobreada é puro charme.


GEOMETRIA
Os quadradinhos dos revestimentos do banheiro e da cozinha podem tirar um período sabático (e, quem sabe, voltarem renovados daqui a algumas estações). A ordem da vez é variar os formatos. No caso dos revestimentos, nada mais propício: afinal, eles podem ser encaixados, formando padronagens das mais diversas, com belos mosaicos e fractais. É uma forma de adicionar informação de design a ambientes onde não há muito espaço para extravagâncias.
PELE ARTIFICIAL
Encostos de cadeiras ou estofados podem ficar mais aconchegantes (e exuberantes) com a aplicação de peles artificiais. Esta tendência também deixa os móveis com uma cara mais orgânica, dando um tom que remete aos safáris.
VERDE BRILHANTE
A Pantone já tinha dado a dica do verde. E andam dizendo por aí que ele veio para ficar mesmo. Se não quiser um tom tão luminoso como o greenery, versões um pouco mais escuras, chegando perto do clássico oliva militar, também estão valendo. O que vale é que seja um tom intenso. As referências são as pedras preciosas, como a esmeralda. Outros minerais também inspiram algumas tonalidades que devem aparecer aqui e ali, como o violeta-ametista e o azul-topázio.
ARTESANATO
O "faça você mesmo" (ou, na sigla em inglês que tomou conta da internet, DIY, de "do it yourself") até tem seu charme, mas depois de assistir a todos os programas sobre decoração da TV a cabo e ver vídeos e mais vídeos com tutoriais no YouTube, talvez agora seja a hora de buscar peças mais trabalhadas e com um quê de autenticidade – e informação de design. Esta é a ideia. Pode ser um vaso de vidro especialmente moldado ou um pufe de tricô com pontos largos e grossos. O importante é que a peça seja única e passe longe do perigo de haver uma igual na casa de alguém.

ESTAMPAS TROPICAIS
Os mais atentos já devem ter visto nas vitrines das grifes: as estampas estão com tudo. Quanto mais tropicais, melhor, cheias de folhas, cores e formas. E não é qualquer lojinha de roupa: estamos falando de Marc Jacobs e Prada, por exemplo. Calma, não precisa comprar um jogo de sofá inteiro e deixar a sala parecendo um documentário do Discovery Channel. Você pode experimentar isso em algumas almofadas, na cortina, ou no papel de parede de uma das laterais.
MÁRMORE
Não que ele tenha deixado de fazer parte da decoração em algum momento. Mas o mármore, tadinho, ficava relegado à pia da cozinha, quase sempre bem longe da companhia das visitas. Agora, não. Sua textura deve aparecer cada vez mais em peças menos usuais, como uma mesa de centro, bem em evidência na sala de estar.

TIJOLOS À MOSTRA
Os tijolinhos sempre estiveram ali. A diferença é que agora eles podem não ter toda a cobertura que os escondiam dos observadores. Com uma cara meio rústica, eles dão um toque aconchegante. Só é preciso tomar certos cuidados na instalação – afinal, existe uma linha bem tênue entre um belo conjunto de tijolinhos à mostra e uma parede mal acabada.
Tags:
2017
,
Ano Novo
,
Artesanato
,
Bronze
,
Coleção
,
déco
,
decor
,
Decoração
,
Dicas
,
Elle
,
Estampa
,
Geometria
,
Industrial
,
Lar Center
,
Mármore
,
Pele Artificial
,
revestimento
,
Tendências
,
Tijolo
,
Tropical
,
Verde
,
Vogue
,
Wall Street Journal