Forno, fogão & Cia.
21 de Novembro de 2016
Deixe as cores invadirem sua cozinha
As décadas de 1960, 1970 e 1980 trouxeram consigo uma ideia peculiar de futuro, com tudo muito metálico, muito vibrante, muito irreverente e gritando modernidade. Mas não era exatamente o sonho de muita gente viver em um ambiente que se assemelhasse tanto a um videoclipe da Grace Jones.
A ressaca de tantos estímulos sensoriais rendeu um longo e monocromático inverno. A cozinha ficou parecida com o ambiente hospitalar, com tudo imaculadamente branco – fogão, geladeira, liquidificador, batedeira, micro-ondas, sanduicheira, enfim, TUDO. Até que surgiram novidades aqui e ali, como as geladeiras de inox cromado. Mas agora, a ordem é radicalizar, sem o menor pudor.
A tendência vem da Europa. Nas últimas feiras de design, móveis e decoração realizadas este ano em Milão, as grandes estrelas foram eletrodomésticos dos mais exuberantes. Em um país conhecido pelo apreço pelo design – vide a criação da Ferrari, um automóvel que se tornou fetiche no mundo inteiro –, faz todo sentido que mesmo itens ordinários, como geladeiras e fogões, se tornem objetos de desejo.
E haja desejo: tons pra lá de inusitados (verde-abacate, azul-sereia, cor-de-abóbora...) dão um toque especial a modelos que mimetizam retrô e futurismo, bem longe de ficar parecendo uma nave espacial. Um carro de corrida, talvez...
“Isso é uma tendência não só para a cozinha, mas também para os móveis”, afirma Sonia Benatti, responsável pelo marketing da loja UD House. Ela comenta que a pessoa que busca uma peça com essas características tem um senso de design bastante apurado. “Ela busca um produto específico para seu projeto, para que possa inserir sua identidade.”
Conhecendo este perfil, alguns fabricantes se esbaldam na ousadia. A Smeg, marca italiana de eletrodomésticos, criou até um refrigerador assinado pelos estilistas Dolce & Gabbana. A Gorenje (da Eslovênia) conseguiu a façanha de criar uma geladeira violeta. O fogão bordô da Bertazzoni faz qualquer um se sentir no cenário do Mais Você. No Brasil, também tem novidades: a Brastemp tem uma linha de frigobares retrô, com modelo propício a se encaixar em qualquer canto da casa (até fazendo as vezes de criado-mudo).
CUSTOMIZAÇÃO
O mercado conta com diversas opções, para diferentes níveis de criatividade – e de bolso. Para quem não quer substituir um eletrodoméstico em bom funcionamento por questões meramente estéticas, não precisa se preocupar: a cozinha pode ganhar um novo toque de qualquer forma. É possível adesivar as peças, tanto com cores lisas como com estampas – o que ajuda até na hora de mudar o visual de novo, visto que só precisa trocar um adesivo pelo outro. Os mais ousados podem optar por uma pintura (com a ajuda de um profissional, de preferência).
Seja qual for a saída, uma coisa é certa: o branco, pelo menos entre os mais modernos, é coisa do passado.
ONDE SE INSPIRAR
UD House
Térreo, 106
2089-1111
2093-9999
Leroy Merlin
Estacionamento A, 7000
4007-1380
4007-1380










Tags:
Bertazzoni
,
Cozinha
,
déco
,
decor
,
Decoração
,
Dolce & Gabbana
,
Eletrodoméstico
,
Fogão
,
Freezer
,
Frigobar
,
futurismo
,
Futuro
,
Geladeira
,
Gorenje
,
Refrigerador
,
retrô
,
Shopping Lar Center
,
Smeg