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Verde novo

Verde novo

19 de Dezembro de 2016

Verde amarelado é a cor escolhida pelo Pantone para 2017

2017 será um ano de esperança, de recomeço. Pelo menos, esta é a previsão do Pantone Color Institute, que divulgou na última semana qual é a sua cor para o próximo ano: o verde greenery (ao pé da letra, “folhagem” ou “verdura”). Trata-se de um verde amarelado que, segundo o instituto, “evoca os primeiros dias da primavera, quando o verde da natureza revive, se restaura e se renova”.

A ideia, então, é propor uma nova ligação com a natureza, a fim de regenerar, refrescar, revitalizar, renovar. Enfim: preparar-se para um recomeço, uma nova primavera (que, no hemisfério norte, começa em março, no início do ano).

O Pantone Color Institute cria catálogos de cores que são referência no mercado gráfico, da moda e do design. Até existem outros órgãos que seguem a mesma linha, mas o Pantone tornou-se a maior referência e entrou para a cultura pop – o modelo é usado até para padronizar as cores de bandeiras de países.

Desde 2000, o instituto anuncia sua cor do ano. Para isso, especialistas cromáticos ficam atentos ao chamado zeitgeist – o espírito de um tempo – a fim de identificar os humores do mundo e suas nuances. São levadas em conta tendências em várias áreas, como entretenimento, cinema, turismo, artes, economia, moda, esportes, política, tecnologia... ou seja: o comportamento do mundo como um todo.

Foi o instituto que cravou, por exemplo, que 2016 seria o ano do rosa-quartzo e do azul-serenidade – tendência que foi reverberada por aqui pelo Comitê Brasileiro de Cores, entre outras apostas.

Além da cor queridinha da vez, o Pantone Color Institute divulgou durante a Semana de Moda de Nova York, em setembro, o Fashion Color Report Spring 2017, uma palheta criada especialmente para o mundo da moda. Como são divulgadas de antemão entre os profissionais, as cores já apareceram nos desfiles da coleção primavera-verão 2017, nas criações de estilistas estrelados, como Carolina Herrera e a eterna “Posh Spice” Victoria Beckham, além de grifes como Lacoste e Banana Republic.

As dez tonalidades são praticamente uma ode à natureza, com vitalidade, relaxamento e tons que remetem ao ar livre. É o caso do amarelo ensolarado do tom “primrose yellow”; o ar fresco da montanha com o “kale”, um verde-musgo; as águas cristalinas do “island paradise”; a energia do azul-ultramar “lapis blue”; a energia do laranja levemente terroso “flame”;  a calmaria pálida do “pale dogwood”; e do vibrante “pink yarrow”.

Em meio a tantas incertezas que o ano pode trazer, o instituto traz um conforto: a inspiração virá das cores da natureza.

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Tags: Banana Republic. , Carolina Herrera , Cor do ano , Cores , déco , decor , Decoração , design , Greenery , inspiração , Lacoste , Moda , Natureza , Pantone , Semana de Moda de Nova York , Verde , Victoria Beckham

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